A 7ª edição do Congresso Brasileiro de Surf, principal evento académico sobre a modalidade no Brasil que decorreu no final de Novembro, reuniu durante três dias, grandes nomes do Surf mundial, além de dezenas de personalidades do mercado surf.
A História da Moda Surf foi o tema da palestra de Reinaldo “Dragão” Andraus, que levou todos os presentes a embarcar numa viagem às origens do surfwear e ao seu desenvolvimento até à actualidade, com uma indústria sólida que movimenta bilhões de euros pelo planeta. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFHrrEcChahbjIRT6SrKonCd2IsPMP2Ydj-My9V2W3PaZ_1Rs7Aix2tBnMls-n7Z3uRbZAZGoY0w7XY067D_FSODs-K4bR72HN5FMVncBlvYpnrO_kFZHzintXc2K6WN6Jrp9FqaNeM8V4/s200/congresso+%252810%2529.JPG)
No que concerne a arte realizou-se um sorteio de algumas obras produzidas por Erick Wilson, Rafael Escudeiro, Paula Sgarbi, Tom Veiga e Thiago Dorta, assim como a prancha Water Classic devidamente estilizada pelo talentoso Rafael Veiga.
A cereja no topo do bolo do Congresso foi a mesa redonda “Situação Actual do Surf no Brasil e no Mundo”, acontecimento que conseguiu reunir algumas lendas vivas e alguns dos principais nomes do mercado, como Evandro Abreu (SuperSurf) e Edinho Leite (ESPN), que debateram assuntos ligados ao marketing, média, eventos, patrocínios, distribuição e pontos de venda, pirataria, perfil do público consumidor, popularização do mercado e o futuro do surf como desporto no Brasil.
A Lightning Bolt esteve representada pelo CEO (nos EUA) Jonathan Paskowitz e pelo Master Rory Russel, bicampeão do Pipeline Masters nos anos 70.
O carisma e a verdadeira alma surf estiveram sempre de mãos dadas neste acontecimento através da partilha de experiências, superações e realizações de quem dedicou toda uma vida à arte de deslizar física e espiritualmente sobre as águas do mar.
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