Concluída a quarta e última etapa do Lightning Bolt Pro Júnior 2009, estão encontrados os novos Campeões Nacionais – Frederico Morais e Francisca Santos. Dois exemplos de jovens talentos que passaram há muito o estatuto de promessas para aspirarem a altos voos além fronteiras.
Os três primeiros classificados do circuito masculino. Da esquerda para a direita, Kikas, Vasco Ribeiro e Zé Ferreira. Foto: Nuno Santos


Na água as condições estiveram longe de estar ideais, mas nem isso foi obstáculo ao talento dos principais protagonistas da edição de 2009 do Lightning Bolt Pro Júnior. A última etapa disputou-se este fim-de-semana (10/11 Outubro) na Praia do CDS – Costa de Caparica – com muito sol e ondas pequenas a exigiram aplicação máxima em termos técnicos. Nas contas finais para os títulos, os resultados da etapa acabaram por ter uma relevância relativa, embora a analise dos números seja demonstrativa do elevado nível competitivo por que se pautou o circuito.

Em masculinos, bastou a Frederico Morais um modesto quarto lugar na Caparica para cantar vitória. Aos 17 anos, o sobrinho do seleccionador nacional de rugby Tomaz Morais vive um momento de ouro; “Depois de no ano passado ter sido Vice-Campeão, consegui agora concretizar mais um objectivo e assim reforçar aquela que é a minha melhor época de sempre. Sinto-me agora muito motivado para ir em frente e lutar por um lugar na etapa portuguesa do WCT. Quanto ao futuro, penso que em 2010 vou centrar-me sobretudo na minha carreira internacional – com destaque para a participação nos Mundiais de Sub-21 que vão decorrer na Austrália e para os quais já me apurei”. Vasco Ribeiro, o vencedor na Costa e detentor do melhor score combinado (16 pontos), ficou em segundo lugar do ranking final seguido de José Ferreira e Ivo Cação.

Menos participada e com algumas ausências de peso, caso de Ana Dória Sarmento (devido a lesão) e de Francisca Santos, a competição feminina foi dominada na Costa pela Campeã de 2008 Francisca Sousa. Como a atribuição do título estava indexada aos três melhores resultados da época, Francisca Santos acabou por sair vitoriosa mesmo estando a competir do outro lado do Atlântico (Brasil) num WQS, despedindo-se assim da melhor forma do escalão júnior, onde conquistou ao todo três títulos nacionais. Francisca Sousa ficou com o segundo lugar do ranking de 2009, seguida, respectivamente, de Ana Dória Sarmento e de Carina Duarte.
PRÉMIOS CANALIZADOS PARA APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO
Tal como no ano passado, os melhores classificados no Lightning Bolt Pro Júnior 2009 (3 primeiros masculinos e 2 primeiros femininos) vão beneficiar de uma bolsa no valor total de 8.000 euros (gerida pela Associação Nacional de Surfistas) com vista a reforçar a sua formação e internacionalização.
O Lightning Bolt Pro Júnior tem o patrocínio exclusivo da Lightning Bolt Europe e a organização da Natural Factor/Quebra Onda/A.N.S. - Associação Nacional de Surfistas.
Sem comentários:
Enviar um comentário