20/10/2009

Aqua Facies – Ricardo Bravo no LX FACTORY

Tem 34 anos, vive em Paço de Arcos e é dos nomes mais assíduos quando olhamos para uma fotografia de surf, nas revistas da especialidade, aqui do nosso jardim à beira mar plantado.

Mas nem por isso se considera fotógrafo de surf, mas sim “de algo que se esconde e encontra por um instante algures por entre esse imenso e cénico estúdio salgado. Numa manhã gélida na Ericeira, num fim de tarde plácido na Praia Grande, no conforto da luz da costa sul. Nos jogos de sombras, rasgos de luz e instantes de drama que congelam o eufórico encontro entre o mar e os corredores de ondas. Mas também os rostos, as palavras que não se dizem mas que se escrevem com fotogramas em vez letras, os momentos feitos e refeitos, os olhares que desnudam ideais e as notícias que não podem falar, mas que falam como cem vozes. Fotógrafo, talvez, da vida. Que agarra os momentos para, contra o inapelável avanço do tempo, os arrumar na nossa colecção de memórias, despertar as nossas emoções e desafiar a nossa imaginação. Fotógrafo para sempre” (texto adaptado de um original da autoria de Manuel Castro Grilo)

E esta descrição é completamente verdade. Este ano, com a Lightning Bolt, já viajou ao Peru e à Nicarágua, e a magia das suas fotos não se resume aos inevitáveis action shots. O Ricardo faz questão de mostrar nas suas fotos a natureza, a cultura, as expressões e as vivências peculiares de cada lugar que visita.

Este trabalho que agora apresenta - Aqua Facies - resulta da vontade que sentiu em voltar a pegar na temática do retrato associado à água (um assunto que já tinha abordado em 1997), explorando emoções e sensibilidades de quem se deixa fotografar com o corpo mergulhado na água e o rosto a espreitar a câmara que se encontra logo ali à sua frente, quase um espelho. Os retratados, todos surfistas, mergulham neste photomaton aquático.
Não percam no LX FACTORY entre 23 a 30 de Outubro

Sem comentários: