Depois de um ano sempre a bulir, com o lançamento do segundo álbum de originais dos Souls of Fire “Subentender”, o Ratus Fari, o senhor da percussão desta banda de reggae portuguesa, vai até Cuba passar umas semanas, aprender com os mestres. A esta hora já deve estar a voar para lá…
Fomos falar com ele para perceber melhor que raio vai ele fazer para lá:
Ratus, conta-nos lá como surgiu esta ideia de te mandares para Cuba?
Yes, foi muito simples. Na verdade, tenho tido aulas com um dos maiores mestres da percussão residentes em Portugal, o ilustre PANJO. Notoriamente eu tenho que respirar mais música, mais percussão, como tal, escolhi CUBA!!!
Como é que descobriste aquele que vai ser o teu mestre de percussão na terra dos Buena Vista Social Club?
Foi através de um grande amigalhaço cubano de gema, o Chapi, vejam o blog dele, http://loscubanitossalsa.blogspot.com/, ele ajudou-me a definir o itinerário e passou-me valiosos contactos. gracias Chapi =) !!
Como imaginas o teu dia a dia lá em Cuba?
Ah, calções e rodeado de percussão, Rumba, Salsa e Merengue!!!
Cuba é um país com sonoridades muito características e um dos pontos de referência da chamada “World Music”. Quais são os artistas/bandas locais que te inspiram mais?
Tenho uma infindável admiração pela música Cubana, obviamente os Buena Vista Social Club estão no topo das minhas preferências: Temos porém outros inúmeros artistas fantásticos, tais como: Silvio Rodriguez, Sierra Maestra, Afro-Cuban All Stars, Trio Matamoros, e … milhentos outros!!
É um país carregado de um simbolismo forte a nível político e cultural. Qual é a tua opinião sobre o regime actual e o papel de Fidel Castro no desenvolvimento do país?
Eu julgo que do ponto de vista económico, Cuba estagnou, as tecnologias e afins, todavia do ponto de vista humano, a riqueza é imensa, na cultura, no desporto, na educação e especificamente na saúde, matéria em que são conhecidos mundialmente.
Penso que esta viagem vai servir-me também para compreender melhor toda a sua história e realidade, e depois de viver em primeira-mão esse mundo, essa outra verdade, concluo a minha resposta!
É óbvio que não vais passar o tempo inteiro na percussão. O que vais andar a fazer nos tempos livres?
Não sei se é tão óbvio assim lol, vou fazer tudo o que os cubanos fazem ... seja lá o que for ...
E o rum? Vai ser um dos teus melhores amigos?
Com certeza que sim, Porto no Porto, em Cuba, Rum e ZunZum!!!
Sabes que o tradicional Mojito tem de ser bebido a dois. Estás preparado para conhecer unas guapas cubanas para “conheceres” melhor os bares cubanos?
Eu estou sempre preparado para o que der e vier, onde quer que esteja, ..."é o que é" ... mas duvido imenso que tenha lugar neste mundo com chiquitas más guapas que na nossa terra , a terra do Fado =) ...
Sem comentários:
Enviar um comentário