18/11/2009

Serão os surfistas estúpidos?



Algumas más línguas gostam de denegrir os surfistas, acusando-os de ignorância e de falta de cultura. Uma coisa é certa, não são ratos de biblioteca, mas a grande maioria tem um conhecimento multicultural invejável, pois fartam-se de viajar e normalmente não andam em locais mainstream. Eles possibilitam-nos ver imagens de sítios inóspitos e remotos, assim como conhecermos culturas, tribos e paisagens que de outra forma, muito dificilmente conheceríamos.
Também é louvável o esforço de muitos, em tentar ajudar de forma voluntária os povos com dificuldades no acesso às necessidades básicas. Muitos deles oferecem bens, contactam organizações humanitárias, ajudam a reconstruir escolas, hospitais e outras infra-estruturas que de outro modo ficariam abandonadas.
A formação e saber dos surfistas pode não ser comparável, em termos teóricos, à de um filósofo. A grandeza do surfista vê-se mais no terreno, com o seu sentido de responsabilidade ambiental e social, com a vontade de explorar novos locais. Se essa bagagem é ignorância, então também quero ser ignorante.

Sem comentários: