10/11/2009

Pedro Suarez e Maria Abecasis no pódio do Nacional Open

Terminou no passado fim-de-semana a penúltima etapa do Nacional de Surf, em S. Pedro do Estoril, que contou com condições de prova, completamente antagónicas nos dois dias de competição. No sábado, as ondas não passavam do meio metro mole, enquanto no domingo, sets com mais de 2metros e muita corrente, brindaram os atletas numa maratona enorme ao longo do dia.
 
No surf Open, foi com grande satisfação, que vi o Pedro (Pedrinho) Soares, a terminar a prova num excelente segundo lugar, repetindo assim desta maneira, o seu melhor resultado de sempre numa prova deste circuito. E foi por pouco, aliás, muito pouco, que o Pedrinho não venceu o campeonato. Ele começou o heat com uma onda de 7 pontos, juntando-lhe uma outra de 5,50 pontos. Passou momentaneamente para a frente do heat, com o atleta Vasco Ribeiro a precisar de pouco mais de 4 pontos. Este atleta acabou mesmo por fazer uma onda de 5 pontos, deixando o Pedrinho a precisar de 6,18 pontos. Mesmo nos últimos segundos da bateria, o Pedrinho apanhou uma onda, fez 3 cut backs e quando foi realizar uma paulada…caiu. A nota saiu 4,37pontos, e ficou a impressão que caso tivesse completado esta manobra e lhe acrescentasse mais qualquer coisa a seguir, a vitória podia ter ido para ele. De qualquer maneira, o Pedrinho está de parabéns pela excelente prestação que teve!



Ainda na categoria Open, o Zé Ferreira terminou num excelente 7º lugar, que confirmou o bom momento que atravessa, depois de se ter sagrado Campeão Nacional de Sub18. O líder do ranking, o Xaninho, perdeu nos quartos de final, ficando em 9º lugar na prova. Mas teve muito azar, uma vez que partiu o Chop a meio do heat, e teve de nadar mais de 150 metros até terra, e depois ainda fazer o percurso inverso até ao outside. Precisava de uma onda de menos de três pontos, mas infelizmente já não teve tempo de a apanhar. Continua destacado à frente do Nacional de Surf e com fortes possibilidades de se sagrar Campeão Nacional.
Eu acabei por perder nos oitavos de final, num heat em que precisava apenas de onda de 4 pontos. Ainda tive oportunidade nos últimos segundos de a apanhar, mas infelizmente não consegui. Terminei assim no 17º lugar.
O João Kopke e o Miguel Blanco, perderam logo na primeira fase, e ficaram em 49º e 33º lugar respectivamente.


Passando agora para as meninas, uma vez mais a Maria Abecasis, esteve muito bem ao longo de toda a prova. Ganhou com facilidade os seus dois primeiros heats, e por muito pouco não venceu a final. Aliás, ela esteve sempre à frente até aos últimos minutos, altura em que a Joana Andrade fez uma onda e passou para a liderança. A Maria ainda respondeu nos últimos segundos, e a precisar apenas de 3.66, teve…3.20pontos. De qualquer maneira, fica aqui o registo para a quarta final da Maria em cinco provas realizadas!
texto do nosso team manager David Raimundo

Sem comentários: